terça-feira, 8 de outubro de 2013

Tendências Verão 2014

Tendências Verão 2014
Cores vibrantes e mix de estampas:

As coleções trazem como proposta composições monocromáticas, porém energéticas, ou destoantes nas cores: verde-esmeralda, rosa, amarelo, azul e vermelho, principalmente. Contudo, o preto e branco sobressaem-se – as listras são as grandes vedetes -, tal como o mix de estampas em meio a tecidos acetinados; dentre eles a organza, estruturada, e a seda e suas variações.


Cortes geométricos e inspiração retrô:

Cortes retos, listras – espessas ou mais finas, emparelhadas ou desconstruídas – e os trabalhados assimétricos, de acordo com as passarelas, estão entre as grandes apostas para o verão 2014. Na contramão, as estampas floridas voltam à moda dramáticas e nostálgicas. Como referência, muitas das coleções desfiladas buscaram inspirações em décadas passadas, de 1930 a 1980.


Preto e Vranco

Eternizada por Chanel, a combinação em preto e branco continua em alta com força total: listras finas ou mais grossas e outros traços geométricos, florais e folhagens, poás ou mesmo produções lisas em preto e branco vêm mais e mais ganhando os desfiles da temporada, vitrines e as ruas. Simétrico ou não, o trabalhar das duas cores se destaca.

Marcou os desfiles Primavera/Verão 2013 de Moschino, Marc Jacobs e Elie Saab, e durante a última edição do SPFW, as coleções Verão 2014 de Animale, Tufi Duek, Amapô, Acquastudio, Ronaldo Fraga e Alexandre Herchcovitch, entre outras grandes marcas que combinaram as cores das mais variadas formas.


Em evidência, listras verticais ou horizontais ressurgem como grandes vedetes do inverno 2013 e prometem manter-se em alta durante o próximo verão, como as passarelas nacionais e internacionais já incitam; composições sóbrias, divertidas – em meio à mescla de padronagens  -, ou vibrantes, acompanhadas do vermelho, do azul e outros.


Estampas florais 

Estampas floridas mantêm-se em evidência e, repaginadas, trazem vitalidade e alegria à próxima estação. Sabe-se  também que os florais são elementos fortíssimos para a temporada Verão 2014; flores misturadas a outras estampas, das maxi às minúsculas a compor peças inteiras ou detalhá-las.



 Mix de estampas
Animal print, motivos geométricos – listras e poás, principalmente -, desenhos abstratos e estampas florais; todas as gravuras lado a lado para a temporada Verão 2014.



Passados os principais desfiles da temporada, sabe-se que, cores vibrantes e alegres combinadas retornam à moda; como não poderia deixar de ser, tons energéticos entram em cena. Entre tons de rosa, do verde-esmeralda, vermelho, amarelo e do azul Klein , harmonizados pelo branco e preto, o mix de estampas é tendência.
Produções monocromáticas ou em cores vivas; diferentes motivos se misturam nesse verão 2014. Como tendência o mix de estampas Verão 2014 traz como diferencial a composição dos tons; o “ton sur ton” dá espaço às cores aliadas a tons fechados, ao preto e branco. Não menos em alta, é sabido que motivos animais, flores e outros se aplicam a um mesmo visual quando combinados às listras, quadriculados e afins.

Peças-chave

Entre cores fortes, florais, listras e estampas combinadas, estão as principais propostas apresentadas para a temporada Verão 2014 em meio aos desfiles de moda nacionais e internacionais. A assimetria somada às formas retas é tendência, assim como as franjas longas aplicadas e os macacões:


Comprimento:

Nos desfiles, comprimentos variados foram apresentados. Como não poderia deixar de ser, saias e vestidos longos e fluidos retornam como proposta para os dias quentes. Entretanto, algumas grifes levaram o retrô às passarelas ao resgatar o comprimento midi (um pouco abaixo dos joelhos), tal como peças curtíssimas trataram de trazer jovialidade às coleções, em meio a bustiês e hot pants.

Tecidos acetinados:

A seda e suas variações – palha de seda, linho com seda, malha e tear de seda – são destaques para a temporada a compor produções fluidas. A organza, por sua vez, foi apresentada em diferentes cores e aplicações; a transparência mantém-se em alta em meio a recortes e sobreposições.

Elementos-chave:


A clássica saia lápis regressa repaginada à moda, entre estampas divertidas, listras, tecidos telados e franjas. Tecidos telados – rendados, recortados e trançados -, estes, que garantem modernidade ao visual, assim como as franjas um ar boho. Os macacões, contudo, vêm utilitários, em tecidos variados. Discretos, os bordados detalham a peça, texturizando-a. A ráfia é o material da vez.

Assimetria e formas retas:




Nenhum comentário:

Postar um comentário